A árvore portuguesa do ano de 2020 é o “Castanheiro de Vales”, na freguesia de Tresminas. Com cerca de mil anos, tem 21 metros e um perímetro de tronco de 14 metros. Com 1848 votos, este castanheiro (Castanea sativa) venceu a votação online Árvore do Ano 2020 e representará Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano.
O Castanheiro dos Vales é uma árvore milenar, situada na aldeia de Vales, conhecida como o “último Romano vivo”. A árvore irá representar Portugal no concurso europeu Tree Of The Year 2020. Ao todo, houve 35 árvores portuguesas candidatas a este prémio, tendo o júri, composto por Bagão Félix, Rui Queirós (ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e António Gonçalves Ferreira (UNAC — União da Floresta Mediterrânica), seleccionado as 10.
Há dois anos que Portugal está no pódio da Árvore Europeia do Ano. Em 2018, o Sobreiro Assobiador da aldeia de Águas de Moura (no concelho de Palmela) ficou em primeiro lugar. No ano passado, a Azinheira Secular do Monte do Barbeiro (que fica a cerca de sete quilómetros da aldeia de Alcaria Ruiva no concelho de Mértola) foi distinguida com o terceiro lugar.
O concurso é promovido pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, uma União de Organizações de Produtores Florestais que representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português junto das instituições nacionais e europeias.
O concurso surgiu em 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation em que participam 13 países sob a organização da EPA – Environmental Partnership Association.