O Castanheiro de Vales, a Árvore Portuguesa do Ano 2020, representará Portugal no concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro, todos poderão escolher a sua árvore preferida a nível Europeu através de um sistema de votação online.
Os portugueses escolheram, no passado mês de dezembro de 2019, a “Árvore Portuguesa do ano de 2020” e o vencedor do concurso nacional foi o “Castanheiro de Vales” de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, que ganhou o concurso com 1.848 votos.
Segue agora o próximo concurso: a Árvore Europeia do Ano 2020. Já estão abertas as votações para eleger qual a árvore que merece o título de “Tree of the Year”, através do site: https://www.treeoftheyear.org/vote
O Castanheiro de Vales, juntamente com as árvores dos outros países europeus participantes no concurso, será o candidato a suceder ao Sobreiro Assobiador e à Azinheira Secular do Monte Barbeiro, vencedores das edições nacionais de 2018 e 2019.
O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. A fase europeia é uma final constituída pelos vencedores das rondas nacionais.
O concurso visa destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, sendo o foco a sua história e conexões com a as pessoas.